Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Respotas atividade página 56 - Livro

Caro aluno, conforme combinamos estou postando para você as respostas das atividades da página 56 do livro " Tudo é linguagem"

APENAS RESPOSTAS:

1- "Agora sei de outro caso de metonímia aplicada, que ainda é mais importante, pois se trata de caso de crime"

2- A- Porque essa pessoa foi precipitada ao fazer sua crítica, tomando como erro o que se tratava de um recurso expressivo da língua , metonímia.

B-O crítico, pela atividade que exerce, deveria conhecer os recursos que a língua oferece aos usuários em função de suas necessidades de expressão. Ou, no mínimo, deveria cetificar-se de que sua crítica era procedente.


3- A- Em uma cidade do interior.
B- "... para não dar lugar a maledicência..." (Por se tratar de um lugar pequeno, onde todos se conhecem, talvez ele queira manter segredo e preservar os nomes das personagens...)
C- Um homem e uma mulher.

4- A- Homens;gasto,pernas fracas, peito cansado e asmático, cor terrosae olhar vidrado de doente crônico. Mulher; magrinha,"de cara mesmo,ela não tinha nada de feia"

B- Homem: de posses, com casa própria, dono de armazém. Mulher:pobre, operária,trabalhava oito horas à mesa de costura de costura de uma oficina de roupas de homens.

5- O casamento.

6- A- Botou corpo, aumentou as polegas nos lugares certos, ganhou cor no rosto, passou a vestir-se bem, a pintar-se e a ondular o cabelo...

7- Ele não mudou, continuou igual ao que era antes: enfermiço, envelhecido antes do tempo, sem interesse por nada - nem por cinema, nem por futebol, nem por rádio, nem por amor.

8- (sugestão)Ela, bela e formosa, começa a achar o marido, enfermiço e envelhecido,um peso.Por causa da apatia do marido; do seu desinteresse por tudo, até pelo amor, ela considera a convivência com ele morna e insossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário