Pesquisar este blog

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Diferença entre coordenação e subordinação

Diferença entre coordenação e subordinação
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO


Frase: todo enunciado que apresenta um significado completo. No texto, começa na letra maiúscula e termina no ponto. Uma frase pode ou não ter verbo.


Oração: cada verbo de uma frase determina uma oração.


Período: toda frase com verbo é também um período. O período é simples quando apresenta apenas um verbo e é composto quando apresenta mais de um verbo.




>>> Para se formar um período composto é preciso unir uma oração a outra. Para isso, podemos usar dois processos sintáticos: a coordenação e a subordinação.


Na coordenação as orações são unidas sem que uma dependa da outra sintaticamente, isto é, são orações independentes (completas sintaticamente) que vêm ligadas por conjunções ou simplesmente justapostas sem qualquer conectivo.


(oração coordenada) + (oração coordenada)


Escrevi uma carta e a enviei para meu amor.




o Escrevi uma carta = oração coordenada assindética
(assindética pois não tem conjunção)


o e a enviei para meu amor = oração coordenada sindética
(sindética pois tem a conjunção e)




Escrevi uma carta é uma oração completa sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto (escrevi), um sujeito oculto (eu) e um objeto direto (uma carta) que completa a transitividade do verbo.


e a enviei para meu amor é uma oração completa sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto e indireto (enviei), um sujeito oculto (eu) e os objetos direto (a) e indireto (para meu amor) exigidos pela transitividade do verbo.



Na subordinação uma oração depende sintaticamente da outra, isto é, há uma oração principal, que é incompleta sintaticamente, e há uma oração subordinada, que se liga à oração principal completando-a, ou seja, a oração subordinada funciona como o termo que falta para completar sintaticamente a oração principal.


(oração principal) + (oração subordinada)


A mulher esperou que seu filho voltasse.




o A mulher esperou = oração principal


o que seu filho voltasse = oração subordinada

Nenhum comentário:

Postar um comentário