Pesquisar este blog

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Orações Subordinadas Adverbiais!!!


Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem. Podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

- causais: indicam a causa da ação expressa na oração principal.
As conjunções causais são: porque, visto que, como, uma vez que, posto que, etc.
Ex: A cidade foi alagada porque o rio transbordou.

- consecutivas: indicam uma conseqüência do fato referido na oração principal.
As conjunções consecutivas são: que (precedido de tal, tão, tanto, tamanho), de sorte que, de modo que, etc.
Ex: A casa custava tão cara que ela desistiu da compra.

- condicionais: expressam uma circunstância de condição com relação ao predicado da oração principal. As conjunções condicionais são: se, caso, desde que, contanto que, sem que, etc.
Ex: Deixe um recado se você não me encontrar em casa.

- concessivas: indicam um fato contrário ao referido na oração principal. As conjunções concessivas são: embora, a menos que, se bem que, ainda que, conquanto que, etc.
Ex: Embora tudo tenha sido cuidadosamente planejado, ocorreram vários imprevistos.

- conformativas: indicam conformidade em relação à ação expressa pelo verbo da oração principal. As conjunções conformativas são: conforme, consoante, como, segundo, etc.
Ex: Tudo ocorreu como estava previsto.

- comparativas: são aquelas que expressam uma comparação com um dos termos da oração principal. As conjunções comparativas são: como, que, do que, etc.
Ex: Ele tem estudado como um obstinado (estuda).

- finais: exprimem a intenção, o objetivo do que se declara na oração principal. As conjunções finais são: para que, a fim de que, que, porque, etc.
Ex: Sentei-me na primeira fila, a fim de que pudesse ouvir melhor.

- temporais: demarca em que tempo ocorreu o processo expresso pelo verbo da oração principal. As conjunções temporais são: quando, enquanto, logo que, assim que, depois que, antes que, desde que, ...
Ex: Eu me sinto segura assim que fecho a porta da minha casa.

- proporcionais: expressam uma idéia de proporcionalidade relativamente ao fato referido na oração principal. As conjunções proporcionais são: à medida que, à proporção que, quanto mais...tanto mais, quanto mais...tanto menos, etc.
Ex: Quanto menos trabalho, tanto menos vontade tenho de trabalhar.

Algumas orações subordinadas adverbiais podem apresentar-se na forma reduzida, com o verbo no infinitivo, no gerúndio ou no particípio. São:

- causais: Impedido de entrar, ficou irado.
- concessivas: Ministrou duas aulas, mesmo estando doente.
- condicionais: Não faça o exercício sem reler a proposta.
- consecutivas: Não podia olhar a foto sem chorar.
- finais: Vestiu-se de preto para chamar a minha atenção.
- temporais: Terminando a leitura, passe-me o texto.

(Por Marina Cabral)




Questões sobre:Orações Subordinadas Adverbiais

1. (Of.Just./SP) A opção em que a oração subordinadapode ser considerada adverbial condicional é:
a) Desde que o vi, me apaixonei.
b) Desde que tenho muito trabalho hoje, não poderei sair.
c) Permanecerei aqui, desde que você permaneça.
d) Diga-me se a proposta lhe interessa.
e) Falou sem que nos convencesse.

2. Em todos os períodos há oração adverbial, exceto em:
a) “Mexia-me como se andasse entre cacos de vidro”.
b) O horizonte, ao passo que avanço, vai se afastando.
c) O fardo era tão pesado que eu não podia erguê-lo.
d) Desde que cheguei aqui, não houve nenhum progresso.
e) Verifiquei se havia alguma infiltração no teto da casa.

3. As orações subordinadas adverbiais assinaladas estão classificadas. Considere certa ou errada aclassificação:

a) “Nunca chegará ao fim por mais depressa que ande.” (oração subordinada adverbial consecutiva)
b) “Era tal a serenidade da tarde que se percebia o sino de uma freguesia distante, dobrando a finados.” (oração subordinada adverbial consecutiva).
c) Mesmo que faça calor, não poderemos nadar. (oração subordinada adverbial concessiva)
d) Ela era tão medrosa, que não saía de casa. (oração subordinada adverbial comparativa)
e) Se tudo correr bem, levar-te-ei à Europa. (oração subordinada adverbial condicional)


4. Classifique como certa a alternativa em que a palavra como assume valor de conjunção subordinada conformativa e errada a alternativa em que isto não ocorre:

a) Como ele mesmo afirmou, viveu sempre tropeçando nos embrulhos da vida!
b) Como não tivesse condições necessárias para competir, participou, com muita insegurança, das atividades esportivas.
c) Como as leis eram taxativas naquele vilarejo, todos os moradores tentavam um meio de
obediência às normas morais.
d) Como diziam os mais velhos, beleza não se põe na mesa.
e) As frustrações caminham rápidas como as tempestades das matas devastadoras.


quarta-feira, 20 de julho de 2011

Escritores da Liberdade

TRABALHO DO FILME “ESCRITORES DA LIBERDADE”

Direção: Freedom Writers EUA-2007 Duração: 122 min.
 O filme é baseado em história real. A história se passa no ano de 1992 na cidade de Los Angeles.
 Área do conhecimento: Educação
 Palavras chaves: leitura e escrita, função social da escola, ética educacional, cultura, conhecimento, violência escolar, violência urbana, diversidade cultural.
ROTEIRO PARA DISCUSSÃO E ANÁLISE
1) Por que Erin escolheu ser professora e não advogada ?
2) Quais foram as dificuldades que a professora encontrou no sistema escolar ?
3) Qual foi o perfil de educadora que Erin apresentou no primeiro momento ao dar aula ?
4) Qual o retrato dos alunos no início do filme apresentado no filme ?
5) Quais os aspectos negativos e positivos da resistência dos alunos em aceitar a escola e a professora ?
6) Qual foi a cena do filme que mais lhe tocou ? Justifique.
Todos somos atores de nossa vida, mas nem sempre podemos ter sua autoria.
O pensar [ e o escrever] favorece a autoria da existência. ( Dulce Critelli, 2006).

domingo, 17 de julho de 2011

Atividades para segunda-feira (18-07)

Olá !!!Bom dia alunos das turmas 91 e 92, deixei aqui a atividade que deve ser copiada e feita no caderno de Língua Portuguesa. Vocês também deverão utilizar um dicionário virtual que deixarei postado aqui!!Ok???????

Objetivo: Conhecer e ampliar vocabulário da Língua Portuguesa para utilizar de forma coerente.


LÍNGUA PORTUGUESA – 9º ANO
EXERCÍCIOS COM
PALAVRAS HOMÓFONAS, HOMÓGRAFAS, HOMÔNIMAS E PARÔNIMAS



Homófonas Mesma pronúncia,
grafia e significado diferentes acento (sinal), assento (banco) hera (planta), era (época) cela (prisão), sela (cavalo)

Homógrafas
Mesma grafia,
pronúncia e significado diferentes
este, Este (ponto cardeal) pregar (pregos), pregar (discurso) cópia, copia

Homônimas
Mesma pronúncia e grafia, significados diferentes
amo (senhor), amo (verbo amar) são (saudável), são (verbo ser)

Parônimas
Grafia e pronúncia parecidas, significados diferentes
comprimento, cumprimento eminente, iminente despensa, dispensa

1- Primeiramente vá até o dicionário do link e encontre os significados destas palavras, anotando tudo em seu caderno:


www.dicio.com.br
http://www.dicio.com.br/


EXEMPLO:

ária = s.f. Melodia vocal ou instrumental, em geral bastante ornada, que se opõe ao recitativo e ao parlando: a grande ária da Tosca

área = s.f. Superfície plana delimitada.
Medida de uma superfície. Em matemática, a área de uma superfície é o número de unidades de área que ela contém. A área pode ser medida em unidades como metros quadrados, quilômetros quadrados, ou hectares


descrição/discrição informou/enformou

despensa/dispensa pião/peão

elegível/ilegível suou/soou

moça/mossa cumprimento/comprimento

moral/mural furo /foro

roído/ruído assento/ acento

viagem/ viajem trás/traz

tenção/ tensão vêm/ vêem

concelho/ conselho apreçar/ apressar

concerto/conserto retificar/ratificar

noz/nós





2- EXERCÍCIO – Completa os espaços em branco com a palavra adequada a cada caso:

a)ária/área
A _________ do terreno é de 112 m2. Ela apresentou uma _________ cuja melodia era harmoniosa.

b) descrição/discrição
Os alunos fazem a _____________ da paisagem. A ________________ daquela senhora é notável.

c) despensa/dispensa
A ____________ da minha casa é pequena. Pedi ____________ a Educação Física porque estou doente.

d) elegível/ilegível
Todo o cidadão é _____________ para o cargo. O teu texto está _____________.

e) moça/mossa
Ele bateu-me e fez-me uma _____________ na cabeça. Aquela ______________ é muito gira!

f) informou/enformou
O diretor_______________ os alunos sobre as eleições. O pedreiro _______________ o tijolo.
g) pião/peão
O ___________ atravessou na passadeira. Quando era criança jogava ao ____________.

h) suou/soou
Quando o alarme ___________, evacuaram o hotel. O atleta _________ muito devido ao esforço físico.

i) cumprimento/comprimento
Esta sala tem um ____________ adequado. Ela apresentou _______________ ao Presidente da Câmara

j) moral/mural
Esta história tem uma _________ curiosa. Fizeram um desenho naquele _____________.

l) roído/ruído
O ____________ dos automóveis incomoda-me. A perna da mesa foi ________________ pelo cão.

m) furo /foro
O João fez um _______ no quintal para fazer um poço. A Joana tem uma doença de _______ psicológico

n) assento/ acento
Esta palavra escreve-se com ____________ agudo. Este é o caderno onde eu ___________ as despesas

o) viagem/ viajem
Espero que eles ____________ de avião, pois é mais rápido. A ___________ que fizemos correu bem.

p) trás/traz
O carro tem um furo num dos pneus de ___________. Por favor, __________ mais uma cadeira.

q) tenção/ tensão
Ele fez ____________ de estar contigo ontem. Aquela senhora vive numa constante ___________.

r) vêm/ vêem
Os jovens todos os dias ___________ a este ginásio. As crianças __________ televisão em demasia.

s) concelho/ conselho
Muitas praias deste ______________ têm bandeira azul. O professor deu-me um bom ______________.

t) apreçar/ apressar
Eles têm de se ______________ para não chegarem tarde. Fui _____________ um DVD e achei-o caro.

u) concerto/conserto
Ontem fui ao _______________ do Toni Carreira. O ______________ do carro ficou-me bastante caro!

v) retificar/ratificar
É possível _______________ o tratado. Tens de __________________ a acta.

x) noz/nós
_________ estamos aqui. O bolo de ____________ está ótimo!

domingo, 12 de junho de 2011

PAGINAS 79 E 80 - LIVRO

Sugestões de respostas:

* LEMBRE-SE É ESSENCIAL QUE APAREÇAM OS ELEMENTOS DE COESÃO, CONECTIVOS

1-

a) Os sem-terra reindivicam que sejam distribuídas terras para plantio.
b) O problema é que você é egoísta.
c) Os responsáveis autorizaram que os menores entrassem.
d) Só as crianças não tinham receio de que erros fossem cometidos.
e) Seus pais sóquerem uma coisa: que você volte para casa.
f) É necessário que tenhamos autocontrole.
g) Os médicos conveceram os pacientes de que necessitavam tomar vacinas.


* Esta atividade é o oposto da primeira, vocês transformarão orações subordinadas em expressões nominais e ou orações reduzidas;

2-

a- A maioria ali presente desconhecia o direito à liberdade de expressão. (ter direito...)

b- A grande vantagem do ser humano é ter o poder da linguagem.

c- Seu mesdo era necessitar de apoio na velhice. (ou, a necessidade)

d- A sua esperança era a demonstração de compaixão pelas pessoas.

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Momento de Produção - Mitologia

Trabalho Criação de um deus - Mitologia- turmas 91 e 92





Atividade de Aprendizagem : Após termos contato com alguns recursos didáticos para a melhor conhecimento e compreensão do conceito de “Mitos e Mitologia”, aprofundamos nossos estudos fazendo uso de alguns contos da Mitologia Grega e assistindo vídeos também sobre as personagens encontradas nesta mitologia. O tema, com certeza ,mexeu muito com o imaginário e a criatividade do alunos dos 9ºs anos, os mesmos, conseguiram fazer com propriedade a proposta de trabalhado que foi a de criar um “novo deus ou herói” que viesse retratar ou modificar nosso atual contexto de sociedade.




Objetivo do Trabalho:


1-Perceber a necessidade da construção dos mitos na sociedade;
2-Conhecer um pouco da Mitologia Grega;
3-Identificar os principais deuses Gregos;
4-Produzir textos visuais e escritos ,criando um novo deus que retrate e ou modifique a atual sociedade e seu contexto;



O PRINCIPAIS DEUSES GREGOS DA MITOLOGIA...





ZEUS
É o deus principal, governante do Monte Olimpo. Rei dos deuses e dos homens, era o sexto filho de Cronos. Como seus irmãos, deveria ser comido pelo pai, mas a mãe deu uma beberagem a Cronos e este vomitou novamente o filho; este e seus irmãos, também vomitados na mesma hora, uniram-se contra o pai, roubaram os raios e venceram a batalha. Os raios, fabricados pelo deus Hefaistos, eram o símbolo de Zeus.



POSEIDON
É o deus do mar e dos terremotos, foi quem deu os cavalos para os homens. Apesar disso, era considerado um deus traiçoeiro, pois os gregos não confiavam nos caprichos do mar.

ATENA
Deusa virgem, padroeira das artes domésticas, da sabedoria e da guerra. Palas nasceu já adulta, na ocasião em que Zeus teve uma forte dor de cabeça e mandou que Hefaistos, o deus ferreiro, lhe desse uma machadada na fronte; daí saiu Palas Atena. Sob a proteção dessa deusa floresceu Atenas, em sua época áurea. Dizia-se que ganhou a devoção dos atenienses quando presenteou a humanidade com a oliveira, árvore principal da Grécia.

APOLO
Deus do sol e patrono da verdade, da música, da medicina e pai da profecia. Filho de Zeus, fundou o oráculo de Delfos, que dava conselhos aos gregos através da Pitonisa, sacerdotiza de Apolo que entrava em transe devido aos vapores vindos das profundezas da terra.

ÁRTEMIS
A Diana dos romanos, era a deusa-virgem da lua, irmã gêmea de Apolo, poderosa caçadora e protetora das cidades, dos animais e das mulheres. Na Ilíada de Homero, desempenhou importante papel na Guerra de Tróia, ao lado dos troianos.

AFRODITE
Deusa do amor e da beleza, era esposa de Hefaistos e amante de Ares, a quem deu vários filhos (entre eles Fobos = Medo, e Demos = Terror). Afrodite era também mãe de Eros.


HERA
Esposa de Zeus, protetora do casamento, das mulheres casadas, das crianças e dos lares. Era também irmã de Zeus, uma das filhas vomitada por Cronos.

DÉMETER
Era a deusa das colheitas, dispensadora dos cereais e dos frutos. Quando Hades, deus do inferno, levou sua filha Perséfone como sua esposa, negou seus poderes à terra, e esta parou de produzir alimentos; a solução de Zeus foi que Perséfone passaria um terço do ano no inferno, com seu marido, e o restante do tempo com sua mãe, no Olimpo. Dessa forma, Démeter abrandou sua ira e tornou a florescer nas colheitas.


HERMES
Filho de Zeus e mensageiro dos mortais, era também protetor dos rebanhos e do gado, dos ladrões, era guardião dos viajantes e protetor dos oradores e escritores.



DIONÍSIO
Era o deus do vinho e da fertilidade. Filho de Zeus e uma mortal, foi alvo do ciúme de Hera, que matou sua mãe e transtornou o seu juízo. Assim, Dionísio vagueava pela terra, rodeado de sátiros e mênades. Era o símbolo da vida dissoluta.

ARES
O deus guerreiro por excelência. Seu símbolo era o abutre. Seus pais, Zeus e Hera, detestavam-no, mas era protegido por Hades, pois povoava o inferno com as numerosas guerras que provocava. Sua vida estava longe de ser exemplar - foi surpreendido em adultério com Afrodite, esposa de Hefaistos, que os prendeu em fina rede; foi ferido por três vezes por Héracles (Hércules). Era muito respeitado pelos gregos por sua força e temperamento agressivo.

HEFESTO
Deus ferreiro, do fogo e dos artífices. Filho de Zeus e Hera, foi lançado do Olimpo por sua mãe, desgostosa por ter um filho coxo. Refugiou-se nas profundezas da terra, aprendendo com perfeição o ofício de ferreiro. De suas forjas saíram muitas maravilhas, inclusive a primeira mulher mortal, Pandora, que recebeu vida dos deuses. Construiu no Olimpo um magnífico palácio de bronze para si próprio, e era estimado em Atenas. Para compensá-lo de sua feiúra, seu pai deu-lhe por esposa Afrodite, a deusa da beleza. Era artesão dos raios de Zeus.



Site bacana para que quiser ler um pouco mais de Mitologia!!!

http://www.infoescola.com/mitologia/

terça-feira, 31 de maio de 2011

Atividades com orações Subordinadas Substantivas

Este é um exercício de classificação de orações subordinadas substantivas:
Divida e classifique as orações substantivas dos períodos abaixo:


a) Fizeram a seguinte advertência: que o trabalho fosso secreto.
b) É possível que as provas sejam anuladas.
c) A boa notícia do dia seria que descobrissem a cura da AIDS.
d) Alguém lhe perguntou de onde vinha.
e) Ninguém soube se morrera de desgosto.
f) Inteirei-me de que ela havia mentido.
g) Queríamos saber onde estava o proprietário do veículo.
h) Foi permitido que se estacionasse na calçada.
i) Seria conveniente que a empresa contivesse os gastos.
j) Ninguém sabe quem são os assaltantes.
l) Compreende-se que o ponto da lição era difícil.
m) Estou convencido de que ninguém mais verá esse convite.
n) É obrigatório que se ande de camisa aqui dentro.
o) O necessário é que se tenha a quantia solicitada para a realização do evento.
p) É uma pena que não existisse transmissão direta de tevê naquela época.
q) Tenho dúvida de que você venha hoje.
r) Lembre-se de que todos somos pó.
s) Quando uma mulher não te ama cada dia mais, podes ficar certo de que ela te ama cada dia menos.