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terça-feira, 26 de abril de 2011

Aula do dia 27-04-2011

O que é poesia concreta?

A poesia concreta surgiu com o Concretismo, fase literária voltada para a valorização e incorporação dos aspectos geométricos à arte (música, poesia, artes pláticas).

Em 1952, a poesia concreta tem seu marco inicial através da publicação da revista “Noigrandes”, fundada por três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos.

Contudo, é em 1956, com a Exposição Nacional de Arte Concreta em São Paulo, que a poesia concreta se consolida como uma nova e inusitada vertente da literatura brasileira.

O poema do Concretismo tem como característica primordial o uso das disponibilidades gráficas que as palavras possuem sem preocupações com a estética tradicional de começo, meio e fim e, por este motivo, é chamado de poema-objeto.

Outros atributos que podemos apontar deste tipo de poesia são:

- a eliminação do verso;
- o aproveitamento do espaço em branco da página para disposição das palavras;
- a exploração dos aspectos sonoros, visuais e semânticos dos vocábulos;
- o uso de neologismos e termos estrangeiros;
- decomposição das palavras;
- possibilidades de múltiplas leituras.

A comunicação através do visual era a forma de expressão de todas as poesias concretas. No entanto, houve particularidades que diferenciavam os poemas deste período em tipos de poesias. Vejamos:

● Poesia-Práxis: movimento liderado por Mário Chamie, que a partir de 1961 começou a adotar a palavra como organismo vivo gerador de novos organismos vivos, ou seja, de novas palavras.

● Poesia social: movimento de reação contra os formalismos da poesia concreta, os quais eram considerados exagerados por um grupo de artistas. Estes lutavam para o retorno e a inclusão de uma linguagem simples e de temas direcionados à realidade social. Artistas como Ferreira Gullar e Thiago de Mello foram adeptos dessa visão.

● Tropicalismo: movimento advindo do universo musical dos anos 67 e 68, que retomava as propostas de Oswald de Andrade com o Manifesto Antropófago e adotou o pensamento de aproveitar qualquer cultura, independente de onde viesse.

● Poesia Marginal: surgiu na década de 70 e é chamada de “marginal” porque não possuía vínculos com editoras ou distribuidoras para edição e/ou publicação, ou seja, era produção independente.

Os principais poetas concretistas são: Décio Pignatari , Augusto de Campos e Haroldo de Campos.

Augusto de Campos, 1962.

ARTIGOS RECOMENDADOSGRACILIANO RAMOS - O PROSADOR “MESTRE” DO REGIONALISMO"



Leia o TEXTO abaixo para responder as questões 1 e 2.

Pássaro em vertical

Cantava o pássaro e voava
Cantava para lá
Voava para cá
Voava o pássaro e cantava
De
Repente
Um
Tiro
Seco
Penas fofas
Leves plumas
Mole espuma
E um risco
Surdo
N
O
R
T
E
S
U
L
Fonte: NEVES. Libério. Pedra solidão. Belo Horizonte: Movimento Perspectiva,


1. Qual é o assunto do texto:
a) Um pássaro em vôo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
b) Um pássaro que cantava o dia todo.
c) Um pássaro que sonhava com a liberdade.
d) A queda de um pássaro que não sabia voar.

2. De que maneira a forma global do poema se relaciona com o título “Pássaro em
vertical”?
a) A disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.
b) As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.
c) O fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.
d) O termo vertical pode ser associado ao vôo do pássaro.

Leia com atenção o cartaz e responda::
- Que texto é este?
- É uma poesia?
- Por que está apresentada desta forma?
- O que representa este desenho?
- Por que será o autor escreveu desta forma?

domingo, 17 de abril de 2011

Recuperação Da Avaliação - Orações Coordenadas

1. Classifique as orações coordenadas conforme o código abaixo:


( 1 ) oração coordenada assindética
( 2 ) oração coordenada sindética aditiva
( 3 ) oração coordenada sindética adversativa
( 4 ) oração coordenada sindética alternativa
( 5 ) oração coordenada sindética explicativa
( 6 ) oração coordenada sindética conclusiva

Vamos relacionar o código às alternativas? Bons estudos!


a) Gosto muito de dançar, pois faço “jazz”desde pequenina. ( )


b) Recebeu a bola, driblou o adversário e chutou para o gol. ( )


c) Acendeu o “abat-jour”, guardou os chinelos e deitou-se. ( )


d) Não se desespere, que estaremos a seu lado sempre. ( )


e) Ele estudou bastante; deve, pois, passar no próximo vestibular. ( )


f) Está faltando água nas represas, por conseguinte haverá racionamento de energia. ( )


g) Não me abandone, ou eu sou capaz de morrer. ( )


h) Não é gulodice, nem egoísmo de criança. ( )


i) Ela não só chorava, como também rasgava as cartas com desespero. ( )


j) Choveu muito na região sudeste; no entanto, o rodízio de água começará amanhã. ( )

Retirado:
http://www.analisedetextos.com.br



2. Todos os períodos dados a seguir são compostos por coordenação. Separe as orações de cada um deles e classifique-as.

a) Todos prometeram ajudar; muitos, porém, não cumpriram a promessa.

__________________________________________________________________________________

b) “O homem ao meu lado acende outro cigarro, dá uma tragada e joga-o pela janela”. (Stanislaw Ponte Preta)

___________________________________________________________________________________

c) Ele trabalhava durante o dia e estudava à noite.

___________________________________________________________________________________

d) A criança ora cantava, ora se punha a correr pela sala.

___________________________________________________________________________________



Retirado:http://oitavoanoa.wordpress.com/2009/10/19/mais-exercicios-oracoes-coordenadas/

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Leia o TEXTO abaixo para responder as questões 1 e 2.

Pássaro em vertical

Cantava o pássaro e voava
Cantava para lá
Voava para cá
Voava o pássaro e cantava
De
Repente
Um
Tiro
Seco
Penas fofas
Leves plumas
Mole espuma
E um risco
Surdo
N
O
R
T
E
S
U
L
Fonte: NEVES. Libério. Pedra solidão. Belo Horizonte: Movimento Perspectiva,




1. Qual é o assunto do texto:
a) Um pássaro em vôo, que leva um tiro e cai em direção ao chão.
b) Um pássaro que cantava o dia todo.
c) Um pássaro que sonhava com a liberdade.
d) A queda de um pássaro que não sabia voar.

2. De que maneira a forma global do poema se relaciona com o título “Pássaro em
vertical”?
a) A disposição das palavras no texto tem relação com o sentido produzido.
b) As palavras “norte-sul” não foram escritas verticalmente no poema.
c) O fato de que o pássaro possui penas e/ou plumas fofas e leves.
d) O termo vertical pode ser associado ao vôo do pássaro.


Leia com atenção o cartaz e responda::
- Que texto é este?
- É uma poesia?
- Por que está apresentada desta forma?
- O que representa este desenho?
- Por que será o autor escreveu desta forma?




O que é Poesia concreta?


Na história da Literatura brasileira, a Poesia Concreta foi criada por autores como Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos com o objetivo de mudança, visando um novo tipo de expressão, baseada em princípios experimentalistas.
Os jovens paulistas já não queriam mais o tipo de verbalismo e subjetivismo próprios da poesia anterior, bem como a incapacidade para refletir as realidades do novo tempo inaugurado pelas Revoluções, que alteraram o rumo da história humana.
A Poesia Concreta vê importância no espaço gráfico-visual e valoriza os elementos constitutivos da palavra. A função poética está centrada na mensagem. Caracteriza-se pela seleção vocabular na sua elaboração. O principal traço de função poética é o emprego das palavras em sentido conotativo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_concreta

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Precisamos de Paz...

Encontrei este video e quero compartilhar com você, meu aluno, precisamos deixar o mundo melhor... A hora é agora... E você é fundamental nesta missão...Um ótimo final de semana!! Professora Silvia!!...
Quem fala e escreve bem, faz a diferença!

Quanto ao profissional

A capacidade de comunicação, seja ela por domínio da linguagem falada, escrita ou corporal, sempre nos trás conseqüências positivas. O profissional que sabe se comunicar, sempre se diferencia. Quem domina a norma culta da língua, e é apto a escrever e falar corretamente, está sempre à frente, diferencia-se da maioria que incorre em erros banais e basilares.
Segundo Paulo Nathanel Pereira de Souza, presidente do Conselho da Administração do CIEE "Saber escrever bem é transmitir idéias consistentes com a agilidade que os meios de hoje impõem. Saber escrever bem é ser um artista das palavras. E todos nós, empresas e profissionais, precisamos redescobrir urgentemente a eficiência dessa arte". A maioria dos brasileiros, e digo maioria, sem exagero, não tem capacidade de expressar-se. Faltam competências fundamentais como; concatenar as idéias, aplicar a coesão e coerência em um texto, dissertar com introdução, argumentação e conclusão, bem como o domínio da ortografia.
A falta de capacidade de escrever, falar e ler corretamente decorre, muitas vezes, da falta do hábito de ler, pois quem lê com freqüência, escreve melhor, tem melhor raciocínio, melhor interpretação e organização de idéias.
Para verificarmos este problema, é suficiente, entregarmos uma proposta de redação a um aluno que recentemente concluiu o ensino médio. Isto se torna mais trágico, quando o fazemos com os intitulados, universitários.
Em uma reunião na empresa ou em uma apresentação, destacam-se os que sabem defender seus argumentos de forma clara, convencer o auditório de forma válida, expor e fundamentar suas idéias de modo conciso e claro. Para tanto, é necessário o domínio das expressões.
Ao enviar um e-mail, elaborar um memorando, dirigir uma carta a um cliente, colaboradores ou superiores hierárquicos, o profissional revela a sua personalidade, demonstra a sua formação e grau de inteligência. Inferimos deste modo, que a linguagem, assim como o sorriso é o nosso cartão de visita.
Não é possível entendermos por apto e qualificado, um profissional que não é capaz de escrever um texto corretamente. Também não é possível aceitarmos a idéia de que tal profissional, gere uma boa imagem a empresa, se este não sabe falar de forma correta.
Para exemplificarmos, basta lembrarmos da sensação ruim e imagem negativa que formamos da empresa, quando somos atendidos por um profissional que diz coisas como: "Vamos estar verificando", ou "Tá retornando", isto desprezando os erros mais inaceitáveis, absurdos e grotescos.
O investimento em profissionais qualificados e aptos a falar a própria língua é indispensável a uma empresa que deseja ter uma imagem positiva perante seus clientes.
Quanto ao marketing pessoal .O que abordamos anteriormente, está, umbilicalmente, ligado ao marketing profissional. Haja vista, a impossibilidade de determinado profissional, ter sucesso em sua imagem profissional, sem expressar-se corretamente.
A maioria dos nossos julgamentos é baseada em impressões; se causamos uma boa impressão, conquistamos algo, adquirimos, agregamos. O investimento de agregar saberes, cultura e formação é altamente lucrativo, principalmente na área profissional.Quando trabalhamos em uma empresa possuidora de um grupo seleto e desejamos promoções e determinados cargos, devemos demonstrar nossa qualificação e competência para aquela posição. Ora, é incontroverso que para exercer tal posição necessitamos de qualidades diferenciadas e postura profissional. Destas qualidades, a habilidade de se comunicar é um fator crucial. Em cargos de liderança, não se pode imaginar na qualidade de líder uma pessoa desprovida destes elementos, pois como disse Reinaldo Passadori: "Conhecemos muitas pessoas com grande capacidade de comunicação, mas não são líderes, todavia não conhecemos líderes que não saibam se comunicar". Em um processo seletivo para conquistar uma vaga, desde a entrevista, o examinador, jamais deixará de avaliar as expressões do candidato, dependendo do porte da empresa e do perfil da vaga, estará automaticamente eliminado aquele que se mostra incapaz de escrever e falar corretamente. Por outro prisma, até mesmo para conseguir um bom "networking" é necessário causar estas boas impressões, pois não conseguiremos crédito e confiabilidade, nem mesmo dos nossos contatos, se não nos mostrarmos bons profissionais, ou seja, aptos em fluência verbal.
Disse, o ilustre Professor Luiz Antonio Sacconi: "Existem basicamente duas modalidades de língua, ou seja, duas línguas funcionais:
1) a língua funcional de modalidade culta, língua culta ou língua-padrão, que compreende a língua literária, tem por base a norma culta, forma lingüística utilizada pelo segmento mais culto e influente de uma sociedade. Constitui, em suma, a língua utilizada pelos veículos de comunicação de massa (emissoras de rádio e televisão, jornais, revistas, painéis, anúncios, etc.), cuja função é a de serem aliados da escola, prestando serviço à sociedade, colaborando na educação, e não justamente o contrário;

2) a língua funcional de modalidade popular; língua popular ou língua cotidiana, que apresenta gradações as mais diversas, tem o seu limite na gíria e no calão.

Cabe a nós brasileiros, entendermos o momento próprio do uso de cada modalidade, tanto o momento formal, quanto o momento informal, para assim não nos depararmos em situações ridículas e inconvenientes.
Falar e escrever bem, gera admiração, apreço e projeta uma boa imagem para os nossos ouvintes e interlocutores. Conseqüentemente aumentamos nossa rede contatos, adquirimos mais créditos e ampliamos nossas oportunidades.
A eloqüência e a habilidade de escrever levam o profissional a lugares que muitos não podem chegar. Ocuparão tais lugares, por mérito, os que investem em si mesmos e tem a consciência da importância de dominar a língua pátria.

Quanto às relações interpessoais
As proposições infra mencionadas, que esclarecem a importância do uso correto da língua, também são válidas neste tópico, destinado as relações interpessoais.
Basicamente, é necessariamente entendermos que a comunicação verbal é imprescindível para conseguirmos externar uma idéia, ilustrar uma reflexão, fazer enxergar aquilo que outros não conseguem ver. E claro, todas essas situações são perfeitamente aplicáveis no cotidiano, seja na família, com amigos, com o cônjuge ou filhos.
As relações são beneficiadas quando sabemos interpretar o que o interlocutor diz, quando sabemos trilhar os caminhos das idéias, pintando a imagem do raciocínio com as palavras cabíveis e apropriadas.


Diagnosticando e remediando as deficiências.

É muito difícil conhecermos alguém que não erre. Podemos nos aproximar da perfeição, caminhar objetivando o mais alto grau de conhecimento e competência, no entanto, é quase impossível conhecermos o que domina a língua em sua excelência. Mesmo porque, até mesmo entre os mestres e doutores, existem divergência técnicas e de conceito.
É louvável, mas não imprescindível, que alguém conheça profundamente a etimologia das palavras, a semântica e todas as regras complexas e que a maioria dos brasileiros ignora. Em contra partida, defendo que deveríamos, por sermos brasileiros, conhecer a língua pátria de forma plena e excelente, pois se não sabemos falar a nossa própria língua, não poderíamos nos entender por seres inteligentes.
Os erros de concordância, por exemplo, são os mais percebidos, desde os mais grotescos, como os mais imperceptíveis aos leigos.
Para ilustrar, podemos citar, que muitos não sabem que o correto é escrever: "Tenho bastantes livros" e não "tenho bastante livro. Erros como estes são encontrados, até mesmo nos vocabulários de mestres e doutores. Outrossim, erros grotescos como:"hoje estou com menas paciência" ou "estou meia triste" são mais decorrentes dos menos cultos.
Até mesmo no meio jurídico, que, em tese, tem os profissionais mais cultos e devotos dalíngua, verificamos a expressão: "segue em anexo". Assim, compreendemos que a nossa deficiência é generalizada e vexatória.
Como discorremos anteriormente, apenas o exercício, a autocorreção, a observação e a diligência, nos tornarão mais diferenciados e nos proporcionarão boas oportunidades.


A Importância Da Língua Portuguesa E Suas Implicações publicado 2/05/2008 por Adriano Martins Pinheiro em http://www.webartigos.com



Fonte: http://www.webartigos.com/articles/5769/1/A-Importancia-Da-Lingua-Portuguesa-E-Suas-Implicacoes/pagina1.html#ixzz1IyiIQcF4

Resposta tarefas de português livro - pag,47 e 48

As respostas da atividade 1 são sugestões ok?

1-
a)Passe mais tarde, pois ainda não fiz, e por isso,não está pronto.

b) Ontem aquele calor e hoje chovendo.

c) Espere ,pois mais tarde nós vamos.

d) O presidente não fez declarações sobre o caso, pois preferiu esperar o resultado das investigações.

e) A atmosfera do planeta dá sinais de desiquilíbrio, mas o ser humano continua agredindo a natureza.

f) O goleiro não tocou a bola, porque estava mal posicionado.

g) Não deixe de vir a minha festa, pois quero ficar com você.

h) Nós brigamos ontem, portanto não sairemos juntos hoje.

i) Você ora vai para um lado, ora vai para outro, nunca fica no lugar.


2- a- ( pois ou porque)
b- ( ou chova ou faça sol...)
c- ( mas, porém, todavia...)
d- ( então , portanto)


3- a 1- e
2-mas
3- portanto

b- 1- mas
2- porque
3- Os deputados ora preferiam votar,ora desistiam da votação.

c- 1- porque
2- mas..
3- e...

d- 1- porém
2- portanto
3- porque...


4-
a- cinco orações
b- Sim. Exceto a última oração, todas aparecem justapostas, sem ligação por conectivo.
c- Leva a pensar que ele não gosta das condições, pois enumera características negativas.
d- é o MAS que introduz no quadrinho uma ideia oposta à que é apresentada no primeiro quadrinho.

Respostas das atividade sobre período composto

1- Sugestão - Prestei muita atenção,logo consegui me sair bem.

2-Sugestão - Falou claramente, portanto todos entenderam.

3- (a-1) (b-4) (c-3) (d-5) (e-2) (f-2)

4- (d) - Corri muito, logo me cansei.

5- (a) Por isso, (d) logo, (e) portanto

6- SUGESTÕES: A- logo fomos para a praia.
B- portanto acabei dormindo
C- por isso ficaram em silêncio.

7- (4)- conclusão

8- (b)- Só passei na prova ,porque me esforçei bastante.

Avaliação Período Composto

Caro aluno!!!
Conforme combinamos, dia 13-04 ( quarta- feira), teremos nossa avaliação escrita.Assunto: Período composto, A diferença entre o período composto por coordenação e subordinação, os conectivos coordenativos ( conjunções).
Estude bastante!!! E lembre sempre você é capaz!!!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Mais explicações sobre : Períodos compostos por coordenação

Períodos compostos por coordenação são os períodos que, possuindo duas ou mais orações, apresentam orações coordenadas entre si. Cada oração coordenada possui autonomia de sentido em relação às outras, e nenhuma delas funciona como termo da outra. As orações coordenadas, apesar de sua autonomia em relação às outras, complementam mutuamente seus sentidos. A conexão entre as orações coordenadas podem ou não ser realizadas através de conjunções coordenativas. Sendo vinculadas por conectivos ou conjunções coordenativas, as orações são coordenadas sindéticas. Não apresentando conjunções coordenativas, as orações são chamadas orações coordenadas assindéticas.

Orações Coordenadas Assindéticas
São as orações não iniciadas por conjunção coordenativa.

Ex. Chegamos a casa, tiramos a roupa, banhamo-nos, fomos deitar.

Orações Coordenadas Sindéticas
São cinco as orações coordenadas, que são iniciadas por uma conjunção coordenativa.

A) Aditiva: Exprime uma relação de soma, de adição.

Conjunções: e, nem, mas também, mas ainda.

Ex. Não só reclamava da escola, mas também atenazava os colegas.

B) Adversativa: exprime uma idéia contrária à da outra oração, uma oposição.

Conjunções: mas, porém, todavia, no entanto, entretanto, contudo.

Ex. Sempre foi muito estudioso, no entanto não se adaptava à nova escola.

C) Alternativa: Exprime idéia de opção, de escolha, de alternância.

Conjunções: ou, ou...ou, ora... ora, quer... quer.

Estude, ou não sairá nesse sábado.

D) Conclusiva: Exprime uma conclusão da idéia contida na outra oração.

Conjunções: logo, portanto, por isso, por conseguinte, pois - após o verbo ou entre vírgulas.

Ex. Estudou como nunca fizera antes, por isso conseguiu a aprovação.

E) Explicativa: Exprime uma explicação.

Conjunções: porque, que, pois - antes do verbo.

Ex. Conseguiu a aprovação, pois estudou como nunca fizera antes

Fonte: www.brasilescola.com

Exercícios - Período composto...

Exercícios...

1-Construa duas orações conclusivas com as seguintes conjunções:

a) Portanto:


b) Logo:



2-Junte as orações com uma conjunção coordenativa, formando um período composto. Em seguida, classifique as orações.
a) Os juros subiram. Os preços estão mais altos.
b) O jogo logo começou. Os torcedores acompanhavam ansiosos os lances.
c) A criança estava febril. Ela tremia de frio enrolada ao cobertor.
d) Foi feito o sorteio da loteria. Desta vez não houve nenhum ganhador.




3-Classifique as orações coordenadas destacadas, de acordo com a relação a seguir:

* 1-Coordenada sindética aditiva
* 2-Coordenada sindética adversativa
* 3-Coordenada sindética alternativa
* 4-Coordenada sindética conclusiva
* 5-Coordenada sindética explicativa


a) Ouvimos o último chamado para o vôo, e logo depois o avião partiu.
b) Não recebeu a nota fiscal, por conseguinte não pode trocar a mercadoria.
c) Ganhará o torneio a equipe brasileira, ou a vencedora será a Argentina.
d) Volte logo ao trabalho, que o relatório é para hoje.
e)O homem precisa da natureza, mas não a protege.
f) Vivia de rendas, mas também trabalhava diariamente.


4-Assinale a oração conclusiva correta:

a)Estávamos bem agasalhados, contudo temíamos o frio.

b)Ou você estuda, ou se dedica a outra coisa.

c)Com certeza sempre virei aqui e estarei disposto, porque não consigo ser diferente.

d)Corri muito, logo me cansei.




5-Assinale as conjunções conclusivas:
a)Por isso.
b)Porém.
c)No entanto.
d)Logo.
e)Portanto.



6-Complete as orações de modo que fiquem conclusivas:
a)Estava um dia ensolarado:
b)Estava muito cansada:
c)Todos estavam muito tristes



7- Observe agora esse período :
>>O sol nasceu forte, portanto o dia será quente.
*Note que ele é composto por coordenação, uma vez que as orações que o formam são ligadas pela conjunção coordenativa.: Pois. Qual das seguintes relações essa conjunção estabelecem entre as orações?

1- adição: ( )
2- oposição ( )
3- alternância ( )
4- conclusão ( )
5- explicação ( )




8-Abaixo encontram–se vários tipos de orações marque apenas a letra que corresponda a uma oração sindética explicativas.:

a). Joana não foi a festa mas seu irmão foi.

b).Só passei na prova porque me esforcei bastante.

c).Laura foi ao supermercado e comprou verduras e mais algumas coisas.

d).Não só cantei, como também dancei.

e).Conclui o meu projeto, logo poderei descansar


Estas atividades serão realizadas na aula de segunda dia 11-04

Diferença entre coordenação e subordinação

Diferença entre coordenação e subordinação
FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO


Frase: todo enunciado que apresenta um significado completo. No texto, começa na letra maiúscula e termina no ponto. Uma frase pode ou não ter verbo.


Oração: cada verbo de uma frase determina uma oração.


Período: toda frase com verbo é também um período. O período é simples quando apresenta apenas um verbo e é composto quando apresenta mais de um verbo.




>>> Para se formar um período composto é preciso unir uma oração a outra. Para isso, podemos usar dois processos sintáticos: a coordenação e a subordinação.


Na coordenação as orações são unidas sem que uma dependa da outra sintaticamente, isto é, são orações independentes (completas sintaticamente) que vêm ligadas por conjunções ou simplesmente justapostas sem qualquer conectivo.


(oração coordenada) + (oração coordenada)


Escrevi uma carta e a enviei para meu amor.




o Escrevi uma carta = oração coordenada assindética
(assindética pois não tem conjunção)


o e a enviei para meu amor = oração coordenada sindética
(sindética pois tem a conjunção e)




Escrevi uma carta é uma oração completa sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto (escrevi), um sujeito oculto (eu) e um objeto direto (uma carta) que completa a transitividade do verbo.


e a enviei para meu amor é uma oração completa sintaticamente, pois apresenta um verbo transitivo direto e indireto (enviei), um sujeito oculto (eu) e os objetos direto (a) e indireto (para meu amor) exigidos pela transitividade do verbo.



Na subordinação uma oração depende sintaticamente da outra, isto é, há uma oração principal, que é incompleta sintaticamente, e há uma oração subordinada, que se liga à oração principal completando-a, ou seja, a oração subordinada funciona como o termo que falta para completar sintaticamente a oração principal.


(oração principal) + (oração subordinada)


A mulher esperou que seu filho voltasse.




o A mulher esperou = oração principal


o que seu filho voltasse = oração subordinada

Período Composto

Olá!!! Caro aluno!!!

Vimos na nossa aula de hoje (06-04), que em nossos textos as ideias são expressas ou por meio de palavras ou por meipo de orações, que se justapõem,ou seja, colocam-se umas ao lado das outras.Para que consigamos fazer uso correto desta justaposição, temos que adequar nestas frases as CONJUNÇÕES, que tem a função de ligar orações, isto é, de estabelecer relações de coesão e de sentido entre elas...

Há dois tipos de períodos compostos:

* período composto por coordenação ( as orações são independentes...)
* período composto por subordinação ( as orações dependem umas das outras sintaticamente)